Ícone do site Enciclopet

American Bobtail

Um pequeno lince felpudo de cauda curta, proveniente da América.

Este gato americano é raro fora dos Estados Unidos. Por volta de 1965, um casal de Americanos – os Sanders – em férias no Arizona perto de uma reserva índia, observaram um gatinho de aspecto selvagem que possuía uma cauda curta e erguida sobre o dorso. Adoptaram-no, baptizando-o de Yodie. Foi cruzado com Mishi, uma gata Siamesa. Um gatinho resultante deste acasalamento foi, posteriormente, cruzado com um gato creme, dando origem a esta raça.




A principal característica do “bobtail”, a sua cauda encurtada, resultou de uma mutação provocada por um gene dominante. Originalmente, o seu pelo era curto. Com a introdução de Persas Colourpoint (Himalaias nos Estados Unidos), a pelagem passou a ser semi-longa. A raça foi reconhecida pela T.I.C.A. em 1989. O American Bobtail semi-longhair é a versão de pelo comprido do American Bobtail, apresentando características idênticas.

PAÍS DE ORIGEM

ASPECTO GERAL

CABEÇA

ORELHAS

OLHOS

PESCOÇO

CORPO

PATAS

CAUDA

PELAGEM

OBSERVAÇÕES

DEFEITOS

Desqualificação: cauda de tamanho normal ou ausência de cauda.

CARACTERÍSTICAS / PARTICULARIDADES

Este gato é calmo, paciente e delicado.Meigo emuito ligado ao dono. Gosta da companhia dos seus congéneres e admite a presença dos cães. Não aprecia a solidão. É também um excelente caçador. Não atinge a maturidade antes dos 2 ou 3 anos de idade. Fácil manutenção.

Sair da versão mobile