Ícone do site Enciclopet

Azul Russo

Pelagem de seda azul prateada, de personalidade encantadora e olhos de um tom verde vivo magnífico.

As origens desta raça são controversas. De acordo com algumas opiniões, a partir do século XVII, teria vivido uma população de gatos de pelagem azul, mais ou menos comprida, nas margens do mar Branco, na região do porto de Arkhangelsk.




Por volta de 1860, um cargueiro comercial inglês ou russo trouxe estes gatos para a Grã-Bretanha, onde teriam sido exibidos em Londres, a partir de 1871, sob a designação Russian Shorthair, Archangel Blue (derivado do nome do porto de Arkhangelsk) ou Blue Foreign (Azul estrangeiro). Segundo outras teorias, esta raça seria originária da Bacia mediterrânica, tal como o Chartreux, o que lhe valeu as designações de Gato de Malta, Azul de Espanha…

O nome Azul da Rússia foi oficializado em 1939.

Depois da Segunda Guerra Mundial, para salvar a raça, efetuaram-se cruzamentos com o British Shorthair Blue e sobretudo com o Siamês Blue Point.

A sua morfologia recorda assim o tipo oriental.

Na Europa e mais especificamente em Inglaterra, durante os anos 60 assistiu-se ao regresso ao tipo original com um corpo mais curto e uma pelagem mais escura. Os criadores americanos apuraram um gato mais leve, com cabeça, corpo e patas muito finas e uma pelagem mais clara.

É um gato muito popular nos Estados Unidos e no Japão, local onde chega a ser venerado. Nos Estados Unidos, após vários cruzamentos realizados nos anos 80, surgiu um azul russo de pElo semi-longo, denominado Nebelung, “criatura da
Bruma”. Em 1987, esta raríssima variedade foi reconhecida pela T.I.C.A. como uma nova raça.

PAÍS DE ORIGEM

OUTRAS DESIGNAÇÕES

ASPECTO GERAL

CABEÇA

ORELHAS

OLHOS

PESCOÇO

CORPO

PATAS

CAUDA

PELAGEM

OBSERVAÇÕES

DEFEITOS

CARACTERÍSTICAS/PARTICULARIDADES

Gato vivo, desportista e brincalhão. Aprecia a calma e detesta o barulho e a agitação. Independente, prudente, de carácter autoritário, não tolera ser forçado. Apesar de ser sociável, é também reservado e não gosta de estranhos. Sensível, afetuoso, bastante exclusivo, possui uma voz muito doce.

Adapta-se bem à vida num apartamento, mas como é um bom caçador aprecia a existência de um jardim. É sexualmente precoce. As linhagens inglesas são mais prolíficas do que as americanas. Manutenção fácil: basta puxar-lhe o lustro uma vez por semana.

Sair da versão mobile