Ícone do site Enciclopet

Basset Artesiano Normando

Resultante do cruzamento feito no séc. XIX por dois criadores célebres, Louis Lane e o conde Le Couteulx de Canteleu, a partir do Basset normando, dito Basset de Lane, com membros anteriores retorcidos, mais pesado, mais lento e menos ativo que o Basset do Artois, descendente do antigo Grande Cão do Artois. Foi introduzido na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos com sucesso, ao mesmo tempo em que a raça se impunha na França. Um primeiro padrão foi redigido em 1898, alterado em 1910 e em 1924. Um Clube do Basset Normando foi criado em 1927. Durante muito tempo foi o Basset mais difundido, porém atualmente parece estar relativamente colocado a parte como cão de caça, em favor do cão de companhia.




CÃES SABUJOS

O menor dos cães sabujos franceses. Bem plantado. Compacto. Nobre. Elegante. Pele fina e flexível. Andadura regular e bastante natural.

PAÍS DE ORIGEM

CABEÇA

OLHOS

ORELHAS

CORPO

MEMBROS

CAUDA

PELO

PELAGEM

TAMANHO

PESO

Temperamento, aptidões, educação

Rústico, resistente, corajoso, é um cão ativo e com iniciativa. Pode entrar em vegetação muito densa, mas os terrenos demasiado acidentados devem ser evitados devido aos seus membros curtos. Com faro muito apurado, voz muito clara e que se ouve à distância, procura e mostra a caça com grande segurança, sem precipitação. Cão de caça miúda, é capaz de caçar sozinho ou em matilha. É excelente na caça ao coelho, lebre, e ataca a raposa e o javali. Calmo, alegre, meigo e afetuoso, é um companheiro agravável. Sua educação deverá ser firme pois é tenaz e obstinado.

Conselhos

É um dos raros sabujos que pode viver em apartamento, mas necessita de espaço e exercício. Escovação regular. Vigiar as orelhas.

Utilização

Cão de caça, companhia.

Sair da versão mobile