Ícone do site Enciclopet

Boiadeiro de Appenzell

Oriundo do cantão de Appenzell (Suíça oriental), o Boiadeiro de Appenzzell foi mencionado em uma obra pela primeira vez em 1853, na qual ele é descrito como “Boiadeiro multicolor de pelo curto, de tamanho médio e de voz clara”. É provável que descenda dos Molossos do Tibete e de cães nórdicos. Desde 1898 ele é considerado como uma raça original. O primeiro padrão foi redigido com o grande promotor desta raça, o guarda florestal Max Sieber. Em 1906 foi criado o Clube suíço Boiadeiro de Appenzell. Este boieiro é raro fora de seu país.




BOIADEIROS SUÍÇOS

Mais compacto que longo. Bem proporcionado. Não maciço. Harmonioso. Andaduras: grande amplitude das passadas

PAÍS DE ORIGEM

NOME DE ORIGEM

OUTROS NOMES

CABEÇA

OLHOS

ORELHAS

CORPO

MEMBROS

CAUDA

PEÊLO

PELAGEM

TAMANHO

PESO

Temperamento, aptidões, educação

Corajoso, com um temperamento forte, robusto, muito vivo, autoconfiante. Este cão é polivalente: agradável companheiro por que é afetuoso e manso com sua família, desconfiado para com os estranhos, dotado de um instinto natural de defesa, o que o torna um bom guardião. Também chegou a ser utilizado como animal de tiro e cão de salvamento.

Conselhos

Não é um cão da cidade. Precisa de grandes espaços e de exercício. Escovação regular.

Utilizações

Cão de boiadeiro (junta o gado). Cão de tiro (carro dos leiteiros). Cão de utilidade (salvamento: avalanches, terremotos), cão farejador. Cão de guarda. Cão de companhia.

Sair da versão mobile