Ícone do site Enciclopet

Braco Francês

Originário do Braco continental da Idade Média, do “Cane da Rete” italiano, ou do Braco espanhol, já era conhecido no século XVII na França e depois, mais tarde, sob o nome de “Braco de Carlos X”. Seria o antepassado de muitos Bracos continentais. A raça se dividiu em dois tipos diferentes no tamanho: – tipo Gascão, de constituição sólida, trabalhador de fundo, de temperamento calmo, atualmente em perda de velocidade; – tipo Pirenéus, de tamanho pequeno, mais leve, mais musculoso. Conheceu um certo sucesso. O clube da raça foi criado em 1919.




CÃES DE APONTE CONTINENTAIS

Tipo Gascão: médi olíneo. Bracóide. Aparência nobre. Possante, sem ser pesado. Pele bastante solta. Tipo Pirenéus: mediolíneo. Bracóide. Rústico, sem ser pesado. Pele esticada.

PAÍS DE ORIGEM

OUTRO NOME

CABEÇA

OLHOS

ORELHAS

CORPO

MEMBROS

CAUDA

PELO

PELAGEM

TAMANHO

Tipo Gascão

Tipo Pirenéus

PESO

Temperamento, aptidões, educação

Muito resistente, especialmente ao calor, dotado de um faro excelente, este cão está à vontade tanto no bosque como nos pântanos. O “Gascão” caça a trote, explorando metodicamente o terreno. O “Pirenéus”, mais rápido, é dotado de uma busca mais ampla. O aponte é seguro para caça de pena e de pêlo. Equilibrado, meigo, sensível, muito ligado a seu dono, este cão é um agradável companheiro. Requer uma educação firme mas justa.

Conselhos

Se adapta à cidade, mas precisa de exercício diário. Escovação regular. Vigiar as orelhas.

Utilização

Caça, companhia.

Sair da versão mobile