Ícone do site Enciclopet

Braco Húngaro

Distinguem-se duas variedades: A variedade de pêlo curto (rövidszöru) ou raso é a mais antiga. Entre seus ancestrais encontra-se o Cão sabujo húngaro, o cão amarelo dos Turcos e o Sloughi. Os primeiros exemplares com a configuração atual apareceram a partir do início do século XVIII. Outros cães de caça forneceram um aporte de sangue, como o Braco alemão. É a variedade mais comum na França. Foi reconhecida pela F.C.I. em 1938. Variedade de pêlo duro (drotszörü). Remonta aos anos 30. Teriam cruzado o Braco de pêlo curto com o Drahthaar. Entre seus ancestrais também é citado o Braco de Weimar o Cão de aponte da Transilvânia. Esta variedade é muito rara na França. Os cruzamentos entre estas duas variedades são proibidas.




CÃES DE APONTE CONTINENTAIS

Pelo curto: constituição leve. Bem proporcionado. Elegante. Pele esticada, pigmentada. Andadura vigorosa, fácil. Galope firme. Pelo duro: ossatura forte. Massa corporal, ossatura mais forte que no Braco de pelo curto. Pele pigmentada. Andadura vigorosa.

PAÍS DE ORIGEM

NOME DE ORIGEM

OUTRO NOME

CABEÇA

OLHOS

ORELHAS

CORPO

MEMBROS

CAUDA

PELO

PELAGEM

TAMANHO

Pelo curto:

Pelo duro:

PESO

Temperamento, aptidões, educação

De temperamento vivo, dotado de uma grande faculdade de adaptação e faro excelente, é apreciado em terrenos difíceis. Não teme o calor. Sua busca não é muito afastada, caça perto do dono, o aponte é nítido, é bom cobrador e bom nadador. Tendo um galope mais rápido, a variedade de pêlo curto é a preferida para as planícies. A variedade de pêlo duro, excelente para a caça miúda onde se inclui as narcejas, é útil na procura de pista de sangue de caça grossa ferida. Equilibrado, está muito à vontade no seio de uma família. Sua educação deverá ser firme mas sem brutalidade.

Conselhos

Precisa de espaço e exercício. Escovação regular. Vigiar as orelhas.

Utilização

Cão de caça. Cão de companhia.

Sair da versão mobile