Ícone do site Enciclopet

Cão da Serra da Estrela

Bastante comum em Portugal, o Cão da Serra da Estrela, cuja verdadeira origem se perde no tempo, parece representar a mais antiga raça da península Ibérica. Ele provém de Molossos asiáticos, também tem um parentesco com o Mastim espanhol e é oriundo da montanha Serra da Estrela. Classicamente empregado como cão de pastoreio protegendo as ovelhas contra os lobos, ele também foi utilizado como cão de tiro. Seu padrão foi fixado em 1934. Introduzido na França em 1986, ainda é pouco difundido.




MOLOSSÓIDE TIPO MONTANHÊS

Molossóide convexilíneo. Tipo Mastim. Bem proporcionado. Rústico

PAÍS DE ORIGEM

NOME DE ORIGEM

OUTROS NOMES

CABEÇA

OLHOS

ORELHAS

CORPO

MEMBROS

CAUDA

PELO

PELAGEM

TAMANHO

PESO

Temperamento, aptidões, educação

Imponente em suas atitudes e vivo em suas reações, de uma grande rusticidade, enérgico, corajoso. Guardião fiel do rebanho, o qual defende de uma maneira obstinada, cão de defesa, cão de tiro. Seu faro excepcional torna-o um bom caçador. Desconfiado e até mesmo temível com os desconhecidos, é um excelente guardião. Dócil, calmo, é o companheiro ideal para a família. Ele requer uma educação firme mas suave logo durante os primeiros anos.

Conselhos

Não é um cão da cidade. Precisa de espaço e de exercício para despender sua energia. Escovação regular para seu pêlo longo.

Utilizações

Pastoreio, guarda, auxiliar da polícia ou do exército, companhia.

Sair da versão mobile