Ícone do site Enciclopet

Cão do Ariège

Este cão do Sul, originário do Ariège, por vezes denominado de cão capado, é o resultado do cruzamento de cães Briquets da região com cães de ordem, o Azul da Gasconha e o Gascão-Saintongeois. Conservou as características típicas dos cães de ordem, tendo no entanto menor tamanho, menor amplitude, maior leveza. Foi reconhecido pelo Club Gaston Phoebus em 1907. Esta raça, que praticamente tinha desaparecido após a Segunda Guerra Mundial, foi relançado com sucesso desde 1970.




CÃES SABUJOS

Construção sólida. Gascão-Saintongeois reduzido. Fino. Leve. legante. Distinto. Pele fina, sem pregas nem rugas. Andadura leve e fácil.

PAÍS DE ORIGEM

CABEÇA

OLHOS

ORELHAS

CORPO

MEMBROS

CAUDA

PELO

PELAGEM

TAMANHO

PESO

Temperamento, aptidões, educação

Rústico, resistente, enérgico, pouco rápido, este cão é alegre, dócil, sociável e calmo. De faro muito apurado, voz excelente e clara que se ouve bem ao longe, sabe conduzir a matilha, ótimo detector de caça à distância, dedicado e sabe mostrar iniciativa. Cão de caça miúda, sua caça predileta é a lebre, mas também é utilizado na trilha do cabrito montês ou do javali. Sente-se perfeitamente à vontade nos terrenos rochosos e secos do sul da França. Sua educação é fácil.

Conselhos

A vida de cidade não lhe é propícia. Não poderia estar confinado em um apartamento. Necessita de exercício diário. Uma ou duas escovações por semana. Vigiar as orelhas.

Utilização

Cão de caça.

Sair da versão mobile