Ícone do site Enciclopet

Cornish Rex

Um gato frisado, acrobata, brincalhão e sociável.

O primeiro Cornish Rex, um gato baptizado com o nome Kallibunker, filho de Serena, uma gata doméstica tricolor, nasceu em 1950 na quinta da família Ennismore, perto de Bodmin, na Cornualha, razão do seu nome Cornish. O seu pelo frisado recorda a pelagem do coelho Rex, descoberto numa quinta francesa em 1919. Para conservar essa mutação de tipo recessivo, o programa de seleção combinou uma grande consanguinidade através da realização de cruzamentos com Siameses, British Shorthair e Burmeses. Em 1967, o Cornish Rex passou a ser oficialmente reconhecido em Inglaterra.




Em 1960, o Professor E.Letard trouxe da Alemanha para França um casal de gatos Rex. Apenas Marco, um macho negro com olhos verdes, sobreviveu à viagem. Foi cruzado com uma gata Burmesa. As crias obtidas eram negras e tinham uma pelagem dura, facto que comprovou o carácter recessivo da mutação. Em 1962, Letard cruzou os mestiços entre si e obteve um macho Rex, Lisko, um descendente da linhagem Rex francesa. Em 1957 começou nos Estados Unidos um programa de criação da raça. Cruzamentos com Siameses e Orientais produziram um espécime leve, de cabeça ovóide enquanto que o Cornish Rex tipo inglês é mais pesado e possui uma cabeça mais triangular do que comprida. Esta raça é muito apreciada nos Estados Unidos e na Europa.

PAÍS DE ORIGEM

ASPECTO GERAL

CABEÇA

ORELHAS

Grandes, cônicas, largas na base e de inserção muito alta.

Extremidades arredondadas.

Cobertas por pelos finos; geralmente desprovidas de pelos no interior e no exterior.

OLHOS

PESCOÇO

CORPO

PATAS

CAUDA

PELAGEM

OBSERVAÇÕES

DEFEITOS

CARACTERÍSTICAS/PARTICULARIDADES

Gato muito vivo, agitado, acrobata, muito brincalhão, até mesmo excêntrico. Sempre de bom humor, mostra-se sociável com os seus congêneres e com os cães. Detesta a solidão.

Muito afetuoso e sensível, é um companheiro carinhoso.

Possui uma voz estridente. Adapta-se bem à vida num apartamento, até porque é um animal friorento. As gatas têm cios frequentes e a sua prolificidade é elevada. Possui um apetite voraz e o desenvolvimento dos gatinhos é bastante rápido.

Quanto à sua manutenção, deverá ser escovado uma vez por semana. A muda é quase inexistente.

Sair da versão mobile