Ícone do site Enciclopet

Dogo Argentino

Esta raça foi criada na Argentina pelos dois irmãos Martinez no início do século XX, a partir do cão de combate de Córdoba, molosso feroz. Eles procederam a cruzamentos com Mastins, Boxers, Mastifes, Buldogues, Pointers e Irish Wolfhounds a fim de obter um cão com múltiplas aptidões: caça, combate e guarda. Em 1928 foi redigido um primeiro padrão, aprovado pela Federação cinófila da Argentina em 1965. A F.C.I. estabeleceu um padrão em 1973 e reconheceu em 1975 a primeira e única raça canina de origem argentina. O Dogue argentino chegou à França em 1980.




MOLOSSOS TIPO DOGUE

Tipo molossóide. Imponente. Sólido. Elegante

PAÍS DE ORIGEM

NOME DE ORIGEM

OUTRO NOME

CABEÇA

OLHOS

ORELHAS

CORPO

MEMBROS

CAUDA

PELO

TAMANHO

PESO

Temperamento, aptidões, educação

Muito robusto, ativo, enérgico, ágil e corajoso. Calmo, plácido e afetuoso, dócil, gosta de companhia e precisa do contato com seu dono. Quase nunca late. Agressivo e dominador em relação a seus congêneres, é temível quando guarda uma propriedade. Ele precisa de uma educação firme sem brutalidade por que é muito suscetível.

Conselhos

Suporta a vida em apartamento se puder sair duas a três vezes por dia e exercitar-se muito. Deve poder viver o maior tempo possível ao ar livre. Escovação uma ou duas vezes por semana e banho duas a três vezes por ano. Limpar regularmente o contorno dos olhos para evitar os rastos.

Utilizações

Cão de caça (caça grossa: javali, puma). Cão de utilidade: polícia, militar, alfândega, catástrofe, guia para cegos. Guarda e companhia.

Sair da versão mobile