Ícone do site Enciclopet

Exotic Shorthair

Um peluche descarado, eternamente adolescente.

Por volta de 1960, nos Estados Unidos, no intuito de melhorar a cor da pelagem e fortalecer a silhueta, os criadores do American Shorthair realizaram cruzamentos com gatos Persas. Nasceram assim Persas de pelo curto, baptizados Exotic Shorthair e que foram reconhecidos pela C.F.A. em 1966.




Durante o programa de seleção, praticaram-se também cruzamentos com Azuis da Rússia e Burmeses. A partir de 1987, só estão permitidos cruzamentos com Persas.

A F.I.Fe reconheceu a raça em 1986. Muito divulgado nos Estados Unidos, o Exotic Shorthair conquistou igualmente a Europa.

PAÍS DE ORIGEM

ASPECTO GERAL

Persa de pelo curto.

Peso: 3 a 6,5 kg.

Tamanho médio, brevilíneo.

CABEÇA

ORELHAS

OLHOS

PESCOÇO

CORPO

PATAS

CAUDA

PELAGEM

OBSERVAÇÖES

DEFEITOS

CARACTERÍSTICAS / PARTICULARIDADES

Trata-se de um gato sossegado mas um pouco mais vivo do que o Persa. Curioso, brincalhão, dotado de bom carácter, é sociável com os seus congêneres e cães. De fácil convivência, discreto pois raramente mia, não suporta a solidão. Afetuoso, tem necessidade da presença carinhosa do dono. Este gato robusto só alcança a maturidade por volta dos 3 anos e a sua puberdade é bastante tardia… Quando se cruzam dois Exotic Shorthair, podem surgir gatinhos de pelo comprido. Denominados «Exotic Longhair» pela C.F.A.; em França, são considerados Persas. A sua manutenção é fácil, basta ser penteado e escovado uma vez por semana. Durante a muda, esta operação deverá ser feita diariamente. Devido ao lacrimejar bastante frequente destes gatos, é conveniente limpar-lhe os olhos todos os dias.

Sair da versão mobile