Ícone do site Enciclopet

Fox Terrier

O Fox-Terrier, conhecido desde o século XVI na Inglaterra, existe sob a forma de duas variedades: o Fox de pelo liso, o mais antigo, e o Fox de pelo de arame. Os Teckels, os Beagles e antigas raças de Terriers seriam seus ancestrais. Foi selecionado por volta de 1810 para a caça (caça a cavalo com matilha de cães) à raposa (de onde vem seu nome), caça ao javali, e a caça ao texugo. Em 1876 foi estabelecido um padrão para as duas variedades, no momento da criação do Fox-Terrier Club. Tornou-se o Terrier mais célebre do mundo da cinofilia. A variedade de pelo liso é menos difundida que a de pelo de arame.




TERRIERES DE GRANDE E MÉDIO PORTE

Ossatura e força em pequenas dimensões. Comprimento do corpo equivalente ao
tamanho. Movimentos vivos.

PAÍS DE ORIGEM

NOME DE ORIGEM

CABEÇA

OLHOS

ORELHAS

CORPO

MEMBROS

CAUDA

PELO

PELAGEM

TAMANHO

PESO

Temperamento, aptidões, educação

Cão rústico, resistente, muito enérgico, rápido, repleto de vida, mexediço, intrépido. Corajoso, dotado de um temperamento extremamente forte. É afetuoso com seus donos e manso com as crianças. É um bom guardião vigilante e ladrador. Brigão com seus congêneres, coabita dificilmente com outros animais. Exige uma educação firme mas sem brutalidade.

Conselhos

Adapta-se à vida na cidade, mas precisa de muito exercício, caso contrário torna-se hiper-nervoso. Não deve ser preso nem fechado. Para a variedade de pelo liso, basta uma escovação semanal. Para o Fox de pelo de arame, uma escovação duas a três vezes por semana e toalete (pet shop) três vezes por ano.

Utilizações

Caça, guarda, companhia.

Sair da versão mobile