Ícone do site Enciclopet

Galgo Espanhol

Esse Galgo era conhecido desde a Antiguidade pelos Romanos, mas sua introdução na Espanha é anterior a esta época. Teria ele sido introduzido pelos Fenícios ou Celtas? Para alguns, o Galgo (galgo em espanhol) seria um descendente do Sloughi, introduzido na Espanha no século IX pelos Mouros. Estimado pela nobreza espanhola, era utilizado principalmente para a corrida, onde se apresentava menor e mais maciço que o Greyhound. Com a finalidade de se obter indivíduos mais rápidos, foram realizados vários cruzamentos com o Greyhound, criando-se assim uma variedade anglo-espanhola. Nos séculos XI, XII e XVIII o Galgo foi exportado em grande número, principalmente na Irlanda e na Inglaterra. Ele poderia ter contribuído para a criação do Greyhound. Ainda muito utilizado pelos caçadores espanhóis, o Galgo ainda é raro na França.




LEBRÉIS DE PELO CURTO

Formato médio. Sub longilíneo. Sólido. Elegante. Muito harmonioso. Muito musculoso. Ossatura compacta. Pele sólida, flexível e rosa. Movimento típico: o galope. Trote alongado e rasante.

PAÍS DE ORIGEM

NOME DE ORIGEM

OUTRO NOME

CABEÇA

OLHOS

ORELHAS

CORPO

MEMBROS

CAUDA

PELO

PELAGEM

TAMANHO

PESO

Temperamento, aptidões, educação

Rústico, robusto, ativo, muito resistente, ele caça especialmente a lebre e também a raposa e o javali. O seu faro é bastante medíocre. De um temperamento meigo, muito apegado ao seu dono, seria o mais afetivo e o mais demonstrativo de todos os Galgos. Sua educação deverá ser suave.

Conselhos

Não pode viver em apartamento. Não gosta de ficar fechado. Precisa de muito exercício. Ele deve poder correr regularmente. Deve ser escovado regularmente.

Utilização

Caça, companhia.

Sair da versão mobile