Ícone do site Enciclopet

Munchkin

Comprido e de patas curtas, como o Teckel

Em 1991 foi exibido no Madison Square Garden de Nova Iorque um gato estranho de patas curtas, o que lhe valeu a alcunha de «gato teckel» ou «gato basset».




Já nos anos 30, tinham sido observados gatos em Inglaterra. Mas perdeu-se o seu rasto durante a Segunda Guerra Mundial. Foi descrito um exemplar em Estalinegrado em 1953.

O nome destes gatos deriva provavelmente dos anões Munchkin do país imaginário de Oz descrito no célebre filme «O Feiticeiro de Oz» de Fleming (1939).

Os antepassados dos Munchkin atuais são originários da Louisiana, descendentes de uma gata negra, Blackberry, por volta de 1982.

O gene responsável pela redução das patas, a origem desta mutação espontânea, é dominante. A T.I.C.A. reconheceu a raça em 1995 e editou um standard no mesmo ano. Os primeiros Munchkins chegaram a França em 1993.

PAÍS DE ORIGEM

OUTRA DESIGNAÇÃO

ASPECTO GERAL

CABEÇA

ORELHAS

OLHOS

PESCOÇO

CORPO

PATAS

CAUDA

PELAGEM

Duas variedades: 

OBSERVAÇóES

DEFEITOS

CARACTERÍSTICAS/PARTICULARIDADES

As suas patas curtas, muito embora não perturbem a sua mobilidade, não lhe permitem saltar tão alto como os outros gatos.

Ativo, vivo, brincalhão, é um gato muito sociável e afetuoso. Adora o dono. Fácil manutenção, sobretudo na variedade de pelo curto.

Sair da versão mobile