Ícone do site Enciclopet

Old English Sheepdog

Diferentes origens são atribuídas ao Bobtail. Há quem pense que tenha surgido de um cruzamento muito antigo com as raças de cães de pastor dos quais o Mastim italiano (atualmente desaparecido) trazido pelos Romanos. Outros acreditam que seria o resultado de cruzamentos entrecães pastores insulares e continentais (Puli, Briard…). De qualquer modo, há séculos que o Bobtail existe, já que aparece representado numa pintura de Gainsborough datando de 1771. Foi apresentado pela primeira vez numa exposição em 1873 em Birmingham. Oficialmente reconhecido em 1888 na Grã-Bretanha, foi em 1900 que o primeiro Clube foi fundado nos Estados Unidos. Desconhecido na França até 1973.




CÃES PASTORES

Tipo Cob, forte, atarracado e musculoso. Membros baixos. Inscritível num quadrado. Bamboleado típico no trote. Passo de camelo no galope.

PAÍS DE ORIGEM

NOME DE ORIGEM

OUTROS NOMES

CABEÇA

OLHOS

ORELHAS

CORPO

MEMBROS

CAUDA

PÊLO

PELAGEM

TAMANHO

PESO

Temperamento, aptidões, educação

Dotado de um grande vigor, brincalhão, turbulento, não é medroso nem agressivo. Muito afetuoso, dócil, temperamento igual, fiel, vigia muito bem as crianças, por isso ganhou o apelido de Nanny Dog. Possui o sentido da função de guarda, mas não é mordedor. Para além disso, sua cabeça de urso de pelúcia e sua voz “rouca” tornam-no pouco dissuasivo.

Conselhos

Adapta-se muito bem à vida citadina em apartamentos, desde que coabite constantemente com seu dono e possa correr todos os dias. Resiste mal ao calor. Tem um caráter forte e sua educação deve ser firme. A escovação diária é muito importante para que sua pelagem volumosa não se transforme num montão de nós.

Utilizações

Pastoreio (atividade praticamente abandonada atualmente) e companhia.

Sair da versão mobile