Ícone do site Enciclopet

Papillon

Todos os spaniels anões atuais seriam provenientes de uma linhagem mantida nas criações da França e de Flandres. Isso explica o fato desta raça ser franco-belga. Esse cão de luxo por excelência foi o hóspede favorito das cortes reais e dos salões aristocráticos. No passado existiam muitas variedades, das quais apenas duas subsistiram: – o Spaniel falena (mariposas com asas redobradas) de orelhas caídas que, depois de ter conhecido a glória, teve um declínio, mas voltou em moda, – o Spaniel borboleta (orelhas eretas), surgiu no fim do século XIX e teria provavelmente se originado de um cruzamento com o Spitz anão. Em 1934 foi fundado na França um Club de Spaniels anões. O padrão foi admitido pela F.C.I. em 1937.




SPANIELS ANÕES

Harmonioso. Gracioso. Aspecto orgulhoso. Andar desembaraçado e elegante.

PAÍSES DE ORIGEM

CABEÇA

OLHOS

CORPO

MEMBROS

CAUDA

PELO

PELAGEM

TAMANHO

PESO

Temperamento, aptidões, educação

Robusto, resistente, vivo, ardente, rápido, esse cão equilibrado é muito sensível, charmoso, mas pode ser ciumento. Mantém-se sempre distante dos estranhos, o que o torna um bom cão de alerta. Sua educação deverá ser firme, porém suave.

Conselhos

Adapta-se bem à cidade. Deve ser escovado e penteado diariamente. Ele é muito limpo. Não gosta das épocas de calor. Vigiar o estado das orelhas do Falena.

Utilização

Cão de companhia.

Sair da versão mobile