Ícone do site Enciclopet

Pastor da Maremmano Abruzzi

Pensa-se que este Cão pastor tem origens muito antigas, o agrônomo latino Varron mencionava em seus escritos uma raça de cães brancos. Como maior parte dos Mossos da Europa, suas origens datam dos Cães de pastor de Ásia central que chegaram à Europa ocidental com as hordas mongóis. Até 1950-1960, distinguia-se
o Pastor da Maremma (o Maremmano, de pêlo curto) do Pastor dos Abruzzos. Isso se devia ao fato que esse cão pastor, durante séculos, trabalhava de Junho a Outubro nos Abruzzos, e de Outubro a Junho na região da Maremma. Há cerca de 25 anos o professor G. Solaro definia um padrão único, por isso se justapõem os dois nomes.




CÃES PASTORES

Grande porte, majestoso. Poderoso, aspecto rústico. Pele bastante espessa.  Movimentos: passo e trote alongados.

PAÍS DE ORIGEM

NOME DE ORIGEM

OUTROS NOMES

CABEÇA

OLHOS

ORELHAS

CORPO

MEMBROS

CAUDA

PELO

PELAGEM

TAMANHO

PESO

Temperamento, aptidões, educação

Calmo, ponderado, mas orgulhoso e pouco inclinado à submissão, esse cão precisa de uma educação firme. Dedicado e afeiçoado a seu dono, amigo das crianças, revela ser um bom companheiro. Muito distante com estranhos, é um guardião fiável e decidido.

Conselhos

Evitar fazê-lo viver em apartamentos. Precisa de espaço e de exercício. Robusto, mas suporta mal os calores fortes. Uma escovação regular é necessária.

Utilizações

Pastoreio, guarda. e companhia.

Sair da versão mobile