Ícone do site Enciclopet

Poodle

Também pode ser denominado Caniche, pelo fato deste cão ter sido utilizado para a caça de pássaros aquáticos, o que lhe valeu a alcunha de “chien à cane (pato)” (cão de caça de patos) ou “canichon”, originando o termo Caniche. Também é denominado “cão carneiro” devido ao aspecto do seu pelo. Segundo Buffon, sua origem seria africana. Ele descenderia do Barbet da África do Norte, introduzido pelos Árabes na península Ibérica onde ele teria sido cruzado com o cão d’água português e de onde ele teria ganho toda a Europa, estabelecendo origem na França. Assim, a F.C.I. reconheceu oficialmente em 1936 esse país como o berço da raça. No mesmo ano foi publicado um padrão. Em 1922 foi criado um clube de Poodles em Paris. Ele foi então, primeiramente, cão de caça d’água, depois tornou-se, no Grande Século, “Cão de Madame”, cão de salão sob Luiz XV, sendo miniaturizado sob Luiz XVI. Distinguem-se quatro tipos de acordo com o tamanho, mas o Grande Poodle foi abandonado em proveito dos Poodle de pequeno tamanho (o anão e o miniatura, ou Toy). Ele atingiu sua grande popularidade nos séculos XIX e XX. Adaptando-se a todos os tipos de vida (caça, circo, divertimento), o Poodle foi o cão de companhia mais difundido no mundo. Mas essa predileção infelizmente levou a uma produção intensiva em detrimento da qualidade, o que deve alertar todo adquirente.




POODLE

Linha média. Harmonioso. Elegante. Pele flexível, matizada. Movimento saltitante e leve.

PAIS DE ORIGEM

CABEÇA

OLHOS

ORELHAS

CORPO

MEMBROS

CAUDA

PELO

PELAGEM

TAMANHO

PESO

Temperamento, aptidões, educação

Ativo, esportivo, alegre, esse cão, um extrovertido tônico, é a alegria de viver encarnada. Muito esperto e inteligente, sua fidelidade é proverbial, mas ele é possesivo. Dotado de uma grande capacidade de adaptação e sociável, seu bom caráter o torna um agradável cão de companhia. Ele conservou suas qualidades de cão de caça, nadando muito bem e com um faro muito desenvolvido. Sua educação deverá ser firme, ou ele poderá tornar-se difícil.

Conselhos 

Ele gosta tanto do campo quanto da cidade. Detesta a solidão. Deve ser escovado e penteado diariamente. Cão muito limpo. Vigiar o estado das orelhas. Toalete a cada dois meses. Várias toaletes são praticadas: “em leão”, “moderno”, na qual o pelo é cortado em comprimento uniforme em toda a extensão do corpo, à inglesa (braceletes) e Puppy (leão com culotes). O Poodle não apresenta períodos de muda de pelo.

Utilização

Cão de companhia.

Sair da versão mobile