Ícone do site Enciclopet

Saluki

O nome Saluki é, incontestavelmente, derivado da dinastia helenística dos Selêucidas, cujo imenso reino, por volta de 300 a.C., estendia-se do Indo até o Mediterrâneo. Esses reis teriam favorecido a criação de Galgos de pelo franjado. O Saluki teria sido introduzido na Europa pelos Celtas que o utilizavam para a caça. No século II a.C. os Romanos, conquistadores da Grécia, introduziram-no na Itália. Aparentado ao Galgo afegã e muito próximo do Sloughi (Galgo árabe), o Saluki era muito estimado pelos povos árabes pela sua capacidade de seguir seus cavalos e, associado a um falcão, pelos seus talentos de caçador de gazelas. O primeiro Saluki importado na Inglaterra em 1840 era denominado “Galgo persa”. O Kennel Club reconheceu a raça em 1923. Ele surgiu na França em 1934. Seu número continua reduzido.




LEBRÉIS DE PELO LONGO OU FRANJADO

Elegante. De boa raça. Movimentos fáceis, leves, muito flexíveis.

PAÍS DE ORIGEM

NOMES DE ORIGEM

OUTRO NOME

CABEÇA

OLHOS

ORELHAS

CORPO

MEMBROS

CAUDA

PELO

PELAGEM

TAMANHO

PESO

Temperamento, aptidões, educação

Robusto, rústico, resistente, o Saluki é um temível caçador em solo arenoso ou rochoso. Graças às suas acelerações fulminantes ele é capaz de alcançar e pegar as gazelas. Calmo, sensível, afetuoso, é um bom companheiro que adora as crianças. Muito reservado quanto aos estranhos, é um cão de guarda eficaz. Sua educação fácil deve ser feita com suavidade.

Conselhos

A rigor ele pode viver em um apartamento mas precisa de longas caminhadas diárias e correr regularmente. Ele é limpo. Escovar duas vezes por  semana.

Utilização

Cão de caça. Cão de companhia.

Sair da versão mobile