Ícone do site Enciclopet

Shar Pei

Raça chinesa muito antiga, existindo antes da nossa Era nas províncias marginais do Sul do mar de China. Parece que a cidade de “Dah Let”, na província de Kwun Tung, seria sua localidade de origem. Guardião de templos, cão de combate, caçador de javalis, ele também era utilizado para vigiar os rebanhos. Em 1947 os cães foram proibidos na China. Em 1970 alguns indivíduos foram exportados de Hong-Kong para os Estados Unidos e por volta de 1980, para a Europa. O Shar-Peï, o mais atípico das raças caninas, constitui um atrativo considerável como cão de companhia. Também existe um Míni Peï (15 kg para um tamanho de aproximadamente 35 cm), não reconhecido pela F.C.I.




MOLOSSOS TIPO DOGUE

Recolhido. Compacto. Sólido. Quadrado. Bem estruturado. Pele pregueada

PAÍS DE ORIGEM

CABEÇA

OLHOS

ORELHAS

CORPO

MEMBROS

CAUDA

PELO

PELAGEM

TAMANHO

PESO

Temperamento, aptidões, educação

De um temperamento dominador, ele geralmente é agressivo com seus congêneres. Equilibrado, calmo e afetuoso com seu dono. Ele gosta das crianças. Sua educação deve ser firme mas suave.

Conselhos

Vive bem em apartamentos desde que se exercite todos os dias. Uma escovação semanal é suficiente. Deve-se ressaltar que este cão é extremamente limpo. As dobras de sua pele requerem cuidados especiais.

Utilizações

Guarda, companhia.

Sair da versão mobile