Ícone do site Enciclopet

Spaniel Bretão

É um dos descendentes dos “Perdigueiros alemães” treinados na Idade Média para a caça de pássaros com rede. É o resultado de cruzamentos praticados no século XX, no início acidentalmente e depois propositadamente, entre cães de fazenda na Bretanha, curtos, robustos, rústicos, que eram utilizados na caça à narceja com Seters, Pointers e Springers deixados na França pelos caçadores britânicos durante a época baixa, a fim de melhorar seu faro e rapidez. A notoriedade do Spaniel bretão aumentou. M. de Pontavic e de Combouz o apresentaram em Paris em 1896. Em 1907 foi criado um clube em Loudéac. O primeiro padrão, adotado em 1908, foi revisto em 1938. Tendo-se tornado a segunda raça na França, seria o cão francês mais difundido em todo o mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, é um dos primeiros cães de aponte.




CÃES DE APONTE CONTINENTAIS

Brevilíneo. “Cob”.Robusto. Compacto. Elegante. Pele fina, bastante solta. Movimentos enérgicos.

PAÍS DE ORIGEM

CABEÇA

OLHOS

ORELHAS

CORPO

MEMBROS

CAUDA

PELO

PELAGEM

TAMANHO

PESO

Temperamento, aptidões, educação

Resistente, enérgico, combativo, incansável, pode caçar em qualquer tipo de terreno. “um máximo de qualidades num volume mínimo”, é a definição do Clube para este cão que não incomoda. Dotado de um faro excelente, sua busca é rápida, seu aponte firme e mostra ser um bom cobrador de caça de água. Polivalente, caça aves, mas as galinholas e as narcejas são algumas de suas presas preferidas. Equilibrado, meigo, sensível, tem bom temperamento, sendo um companheiro agradável. Sua educação deverá ser feita com suavidade.

Conselhos

Se adapta à vida em apartamento desde que possa se beneficiar de grandes passeios diários, pois precisa gastar sua energia. Escovação uma ou duas vezes na semana. Vigiar a condição de suas orelhas.

Utilização

Caça, companhia.

Sair da versão mobile