Ícone do site Enciclopet

Spaniel Francês

Como todos os outros Spaniels, que foram os primeiros cães de aponte, tem como ancestral o cão “rastreador” ou Perdigueiro alemão de pêlo longo da Idade Média. É muito apreciado pelos caçadores de aves desde o século XVI. Após um declínio devido à concorrência dos cães ingleses, a raça foi reconstituída no século XIX pelo Abade Fournier. Em 1891 J. De Connick estabeleceu um primeiro padrão. É descrito como maior e mais possante que o Spaniel bretão. É praticamente desconhecido no exterior e seus efetivos na França são modestos, apesar de um aumento de popularidade.




CÃES DE APONTE CONTINENTAIS

Médio líneo. Bracóide. Proporções harmoniosas. Nobre. Musculatura notável. Pele flexível, colada ao corpo. Andadura fácil, elegante.

PAÍS DE ORIGEM

CABEÇA

OLHOS

ORELHAS

CORPO

MEMBROS

CAUDA

PELO

PELAGEM

TAMANHO

PESO

Temperamento, aptidões, educação

Resistente, corajoso, perseverante, ativo, este cão é apreciado nos terrenos difíceis. É um cão de mato e é bom para o trabalho na água. Dotado de faro excelente, é menos veloz que o Spaniel bretão, sua busca é mais restrita e feita em galope curto ou um pouco mais alongado. O aponte é muito firme e é um dos melhores cobradores. Calmo, equilibrado, sensível, muito apegado a seu dono e meigo com as crianças, é um companheiro apreciado. Sua educação firme deverá ser feita com suavidade.

Conselhos

É feito para a vida no campo. Suporta mal a solidão. Precisa de correr todos os dias. Duas escovações semanais. Vigiar as orelhas.

Utilização

Caça, companhia.

Sair da versão mobile